“Nada é mais difícil, e portanto mais precioso, do que ser capaz de decidir.” Napoleão Bonaparte
Processo de tomada de decisão é um conjunto de etapas que inclui identificar um problema, escolher uma solução e avaliar a eficácia da solução
- Identificação de um problema ou oportunidade: Isto ocorre quando há uma discrepância entre um estado existente e estado desejado.
- Identificação do critério de decisão: Identificado o problema, é importante definir os critérios de decisão que resolvam o mesmo.
- Alocação de pesos aos critérios: É necessário alocar pesos aos itens relacionados na etapa segunda para poder dar-lhes sua prioridade relativa na decisão.
- Desenvolvimento de alternativas – o tomador de decisão relaciona as alternativas que podem ter êxito na resolução do problema.
- Análise das alternativas: É preciso analisar cada alternativa de maneira crítica. Os pontos fortes e fracos de cada alternativa tornam-se evidentes quando comparados aos critérios e aos pesos estabelecidos nas 2ª e 3ª etapas.
- Escolha de uma alternativa: É a parte crítica de escolher a melhor alternativa entre aquelas enumeradas e avaliadas.
- Implementação de uma alternativa: Essa etapa se preocupa em executar a ação. Essa etapa inclui transmitir a decisão para aqueles que serão afetados e obter o seu comprometimento com ela.
- Avaliação da eficácia: Avalia o resultado da decisão para ver se o problema ou oportunidade foi corrigido
Nenhum comentário:
Postar um comentário